O congelamento é um procedimento no qual gametas femininos são coletados e armazenados para uso posterior. Essa técnica, também conhecida como criopreservação, utiliza nitrogênio líquido para conservar células em temperatura extremamente baixa, cerca de 196 graus negativos.
O congelamento ou criopreservação é indicado para pessoas que, seja por escolha ou circunstâncias adversas, não podem passar por um processo de gestação atualmente, mas desejam conservar seus gametas para utilizá-los em um melhor momento. Por causa da redução drástica da fertilidade da mulher após os 35, é comum para pacientes congelarem os óvulos antes dessa idade, assegurando a qualidade do gameta e aumentando as chances de gravidez no futuro. Pessoas que estão passando por tratamentos oncológicos e terão as funções do ovário comprometidas também costumam realizar o procedimento.
Primeiramente, a paciente é submetida a uma série de exames para avaliar sua saúde e sua reserva ovariana.
O ovário, por meio de medicamentos, é estimulado a produzir vários folículos e, consequentemente, um maior número de óvulos em um só ciclo.
Aproximadamente 12 dias após o início da estimulação ovariana, os óvulos são coletados. A paciente é sedada e os óvulos são recolhidos por meio de uma agulha acoplada a um ultrassom endovaginal.
Após a captação, o embriologista avalia todos os óvulos captados, e aqueles que estão maduros (portanto tem capacidade de posteriormente ser fertilizados) são congelados.
É importante lembrar que não são apenas mulheres que podem realizar o procedimento, uma vez que o congelamento também pode ser realizado com gametas masculinos e embriões. A Pró-Criar investiu em tecnologia e em uma equipe de profissionais altamente capacitados e experientes em criopreservação, para oferecer o que há de mais atual nesta área, criando um serviço específico: o Cryo-Preserve.
O Cryo-Preserve oferece:
Quando a mulher decidir que chegou seu momento de engravidar, os óvulos podem ser descongelados para serem fertilizados no processo chamado Fertilização In Vitro (FIV).
Não existe um consenso na medicina sobre o limite máximo de tempo para utilização dos óvulos. O mais importante não é o tempo, e sim a técnica utilizada. Em geral, os óvulos têm ficado congelados por mais de 10 anos.
Cada vez mais, o procedimento de congelamento/criopreservação tem tido seus valores reduzidos, apesar de muitas pessoas acharem o contrário. Além dos gastos necessários para a realização da indução da ovulação e coleta de óvulos, também é necessário que seja pago um valor para manter os óvulos congelados. Esse valor varia de acordo com o laboratório. Pode ser uma mensalidade ou anuidade.
É possível realizar o congelamento de óvulos a partir dos 21 anos. É recomendável que o procedimento seja feito até os 35 anos, mas é possível realizá-lo após essa idade. Vale lembrar da importância de consultar um especialista para realizar os exames necessários e compreender as chances futuras de gestação.
*A técnica de congelamento de óvulos não garante a obtenção de uma gestação futura. Ela mantém a viabilidade dos óvulos na época em que foram criopreservados, com as suas respectivas condições de saúde dos óvulos daquele momento. A obtenção da gestação futura dependerá, além da condição dos óvulos, da saúde do aparelho reprodutivo completo. Consulte sempre um especialista.
dúvidas sobre Congelamento de Óvulos?
Conheça mais sobre a Oncofertilidade e como ela pode ajudar pacientes que vão passar por um Tratamento...
Ler maisConheça mais sobre a Oncofertilidade e como ela pode ajudar pacientes que vão passar por um Tratamento...
Ler maisConheça mais sobre a Oncofertilidade e como ela pode ajudar pacientes que vão passar por um Tratamento...
Ler maisConheça mais sobre a Oncofertilidade e como ela pode ajudar pacientes que vão passar por um Tratamento...
Ler maisConheça mais sobre a Oncofertilidade e como ela pode ajudar pacientes que vão passar por um Tratamento...
Ler maisConheça como a Fertilização in Vitro pode ajudar Casais Homoafetivos na Expansão de suas Famílias
Ler maisTudo o que você precisa saber sobre fertilidade e congelamento de óvulos
Ler maisA Huntington apresenta o bate-papo com a Dra. Flávia Torelli!
Ler maisBlog, podcast, webinários, revista, e-books. Em diferentes canais e plataformas, a Huntington Pró-Criar busca auxiliar mulheres, homens e casais, através do acesso à informação qualificada e atualizada, a entender mais e melhor sobre fertilidade e reprodução assistida.
Responsável técnico: Dr. João Pedro Junqueira Caetano CRM 22.196 – RQE 43380 | 23326
Responsável técnico:
Dr. João Pedro Junqueira Caetano
CRM 22.196 – RQE 43380 | 23326