O sonho de constituir uma família nem sempre é realizado da mesma forma. Para alguns casais ter filhos pode levar mais tempo do que o imaginado, sendo necessária alguma ajuda para tratamento da infertilidade. A infertilidade pode ocorrer por diversas causas. Atualmente, existem vários tratamentos que possibilitam a homens e mulheres terem seus filhos.
Para entender se você, seu parceiro ou parceira, podem precisar de um tratamento de fertilidade, acompanhe o artigo de hoje e conheça 5 sinais que podem indicar a necessidade de procurar um médico especialista em reprodução assistida!
O que é infertilidade
Depois do período de um ano de tentativas de gravidez, com uma vida sexual ativa e sem o uso de nenhum contraceptivo, já podemos diagnosticar infertilidade do casal. Nesse momento é indicado que o casal procure avaliação médica e realize exames, para identificar uma possível causa ou até mesmo iniciar um tratamento.
Este tempo de 1 ano para o diagnóstico de infertilidade se justifica pela baixa fertilidade característica do próprio ser humano: a taxa de gravidez é apenas 20% por mês ou por ciclos menstruais, com relação desprotegida.
A dificuldade do homem ou da mulher em procriar pode surgir por vários problemas, sendo alguns por alterações genéticas herdadas ou adquiridas, outros como consequências de medicações já utilizadas ou cirurgias prévias, e até mesmo por problemas psicológicos.
5 sinais de infertilidade que devem ser observados
Em casais jovens, se não existem indícios clínicos ou histórico de problemas que possam levar à dificuldade de gestação, recomenda-se a investigação com um especialista após o primeiro ano de tentativas frustradas. Afinal, com a investigação adequada é possível identificar as causas e escolher o tratamento de fertilidade adequado.
Em mulheres com mais de 35 anos, a investigação deve começar mais cedo – após 6 meses de tentativas de gravidez sem sucesso.
A seguir, conheça 5 sinais que podem indicar infertilidade e devem ser observados para saber a hora de procurar uma clínica de fertilidade.
1. Menstruação irregular
Para algumas mulheres, identificar a regularidade do ciclo menstrual pode ser difícil.
É importante observar o intervalo entre as menstruação, que deve ser contado do primeiro dia de uma menstruação até o primeiro dia da próxima menstruação.
Em alguns casos, pode ser que a menstruação não ocorra todos os meses. Situações como essas podem ser resultado de desequilíbrio hormonal, síndromes de ovários policísticos, insuficiência ovariana e outras causas que devem ser investigadas por serem indícios de dificuldade para engravidar.
2. Dores durante a relação sexual
Conhecida como dispareunia, a dor durante relação sexual pode atingir homens e mulheres, no entanto, é mais comum entre o sexo feminino. A dispareunia pode ter diferentes causas, como doenças que causam infecções ou inflamações, pouca lubrificação, miomas e outras.
Algumas pessoas podem passar a vida toda sentindo dores durante a relação sexual, pensando ser algo natural. Contudo, é importante entender que esse sinal deve ser investigado.
3. Idade avançada
A idade avançada pode afetar a fertilidade de homens e mulheres, principalmente após os 35 anos. A partir desta idade, as mulheres terão redução na reserva ovariana e podem diminuir a produção e qualidade dos seus óvulos, com redução nas taxas de gestação.
Dessa forma, a fecundação pode se tornar mais difícil, sendo necessário a busca por um tratamento de fertilidade. Por isso, a idade avançada também pode ser um sinal para você procurar um especialista em reprodução assistida.
4. Varicocele
A varicocele é uma condição que atinge as veias que levam sangue para os testículos. Ela pode ser identificada pela presença de dor e varizes na região testicular. Como a varicocele na maioria das vezes é assintomática, o diagnóstico pode ser difícil e demorado.
Em alguns casos, os sintomas envolvem desconforto e dor local, aumento de tamanho e sensação de peso. Pode ser observado também uma piora desses sintomas com a prática de exercícios físicos. Com o tempo, a varicocele pode aumentar de tamanho e ficar mais visível, assim como levar ao comprometimento da produção de espermatozóides.
Em casos mais graves, podem ainda ocorrer hipotrofia testicular ou problemas de fertilidade. Por isso, é outro sinal a ser observado para conversar com um especialista em tratamento de fertilidade.
5. Endometriose
A endometriose é uma doença caracterizada pela presença de glândulas do endométrio (revestimento do útero onde se aloja o embrião) fora da região habitual. Podem estar presentes nos órgãos da pelve ou em outros locais do corpo. A localização e intensidade da doença pode levar a quadros dolorosos ou infertilidade, quando será necessário tratamento para engravidar.
Tratamento de fertilidade para casais homoafetivos e produção independente
Além dos sinais apresentados acima, um especialista em tratamento de fertilidade deve ser procurado quando se deseja ter filhos de forma independente ou em um relacionamento com pessoas do mesmo sexo.
Muitas mulheres que sonham em ser mães podem realizar esse desejo de forma independente por meio do tratamento de fertilidade. O procedimento oferece à mulher ou ao homem a possibilidade de ter um bebê também por meio da utilização de sêmen ou óvulos doados.
Além disso, casais homoafetivos que também buscam a possibilidade de constituírem uma família com filhos biológicos utilizam o tratamento de fertilidade para tornar o sonho realidade.
Você pôde conhecer 5 sinais que você e seu parceiro ou parceira devem observar para procurar um atendimento especializado em reprodução assistida. Além disso, conferiu como o tratamento de fertilidade é indicado não só para casos de infertilidade, mas também para ajudar na constituição de famílias de diversas configurações.
Gostou deste assunto? Quer saber mais sobre informações como estas? Então, assine nossa newsletter para receber outros conteúdos como este diretamente em sua caixa de e-mails!