Os sintomas de infertilidade podem ser variados, mas antes disso, é importante entender que a infertilidade é caracterizada pela dificuldade que um casal enfrenta para conseguir engravidar após um ano de tentativa ( caso a mulher tenha menos de 35 anos) considerando relações sexuais regulares. Esse distúrbio pode ser causado por diferentes fatores no homem e na mulher.
Contudo, o avanço da medicina contribui para que haja a possibilidade de gestação mesmo diante do diagnóstico de infertilidade. Por meios de tratamento de reprodução assistidas, é possível alcançar uma gestação, mesmo que um dos tentantes tenha problemas de fertilidade.
Se você está buscando atendimento especializado para falar sobre este assunto, conheça 7 sintomas da infertilidade que devem ser discutidos com seu especialista durante a consulta médica!
O que é infertilidade?
A infertilidade conjugal é um quadro gerado pela dificuldade do casal em obter uma gestação após um ano de vida sexual regular sem uso de métodos anticoncepcionais.
Pode ter vários fatores causais: femininos (fatores nas trompas, ovulatórios, útero, idade, endometriose), masculinos (alterações nos espermatozóides), questões genéticas do casal ou uma combinação de fatores.
7 sintomas da infertilidade para conversar com seu médico
De acordo com as estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 8 milhões de brasileiros podem apresentar problemas de infertilidade. O mesmo levantamento apontou que 15% da população mundial enfrenta dificuldades para a gravidez.
Por isso, tratamentos de reprodução assistida se tornam cada dia mais comuns, visto que, ainda que existam problemas, é possível buscar uma gestação por diferentes procedimentos. A seguir, conheça alguns sintomas da infertilidade que você deve discutir com seu médico durante uma consulta.
1. Dificuldade para engravidar
O primeiro e principal sintoma da infertilidade é a dificuldade de engravidar, considerando que o casal não usa métodos contraceptivos e tem relações sexuais frequentes (3 vezes por semana).
Para casais em que a mulher tem menos de 35 anos, é considerado dificuldade para engravidar após 1 ano de tentativas. Se a mulher tem 36-40 anos: 6 meses de tentativa. Para casais em que a mulher tem mais de 40 anos: após 3 meses de tentativas. Esse é o sinal que leva grande parte dos casais a buscarem tratamento especializado.
2. Menstruação irregular
São considerados ciclos menstruais regulares aqueles em que a menstruação ocorre dentro de um prazo de 24 a 35 dias, considerando os intervalos entre as menstruações.
Irregularidades menstruais podem estar relacionados à dificuldades para ovular,nos casos em que os ciclos são muito longos ou a mulher fica meses sem menstruar, como na síndrome dos ovários policísticos, por exemplo.
Em outros casos, o ciclo menstrual irregular pode se relacionar à uma redução da reserva ovariana e uma proximidade à menopausa.
Cistos ovarianos e disfunções hormonais também podem causar irregularidades menstruais;
3. Fortes cólicas
As cólicas menstruais são sintomas naturais do ciclo ovariano da mulher; entretanto, quando elas sempre se apresentam exageradas e lhe deixando pouco funcional durante esse período, elas podem indicar algum problema. Cólicas exageradas são geralmente associadas à endometriose, condição clínica que afeta a fertilidade.
A endometriose é a presença de endométrio, camada de tecido mais interna do útero, fora do próprio órgão, podendo estar nos ovários, trompas ou até mesmo intestino e bexiga.
4. Dores durante relações sexuais
Outro sintoma que pode indicar problemas de fertilidade está relacionado a dor durante o sexo, condição chamada de dispareunia. Esse pode ser um alerta para a presença de patologias que acabam causando a infertilidade, como infecções, miomas e mesmo a endometriose.
5. Alterações hormonais, podem estar ligadas os sintomas da infertilidade
As alterações hormonais podem ocorrer sem que a pessoa perceba, por isso, o acompanhamento médico regular é uma importante forma de identificá–la. Contudo, essas alterações também podem gerar sinais que devem ser considerados quando falamos sobre a infertilidade, como:
- aumento repentino de peso;
- excesso de pelos no rosto;
- acne severa;
- secreção nos mamilos durante relação sexual;
- redução da libido.
Entre as doenças relacionadas às alterações hormonais e podem causar estes sintomas estão a síndrome do ovário policístico, hipotireoidismo, hiperprolactinemia. Em alguns casos, os tratamentos adequados podem contribuir para a reversão dos quadros.
6. Disfunção erétil
Além das alterações hormonais, fatores psicológicos e problemas físicos podem causar problemas de ereção. Por isso, a disfunção erétil também é classificada como um dos sintomas da infertilidade. Quando ocorre regularmente, a dificuldade para ereção interfere na relação sexual, ou se torna um problema subjacente.
7. Alterações nos testículos também podem ser sintomas da infertilidade
Um aspecto importante da fertilidade masculina está relacionado à testículos saudáveis. Ao perceber alterações nos testículos, como quando estão com aparência firme ou pequena, problemas hormonais podem estar presentes.
No entanto, quando os testículos apresentam aparência de inchaço, sensibilidade e dor, outros problemas podem estar relacionados, como uma infecção, condição que prejudica a qualidade do esperma e também a fertilidade.
Agora que você já sabe 7 sintomas da infertilidade para conversar com um médico, escolha profissionais especializados no assunto para entender melhor as causas e conhecer os tratamentos da reprodução assistida!
Gostou deste assunto?
Então, veja também o que fazer após o diagnóstico de infertilidade!