Ter um filho é uma das coisas mais recompensantes do mundo e um dos desejos mais comuns de diversas pessoas, mesmo em tempos modernos. O foco no trabalho e no sucesso profissional definitivamente não conseguiu subsistir o prazer da paternidade ou maternidade, e por isso mesmo ainda vemos muita gente esperando ansiosamente esse momento.
No entanto, às vezes é necessário contar com uma ajudinha externa para conseguir isso. Alguns casais não engravidam com facilidade e recorrem para os modernos recursos da medicina. O lado bom é que eles estão cada vez mais eficientes e podem ajudar muito na realização desse sonho. Você com certeza já ouviu falar de fertilização in vitro, mas sabe ao certo quais são suas chances de sucesso? Para responder essa e outras perguntas, produzimos o artigo a seguir. Confira:
Como funciona a fertilização in vitro?
A fertilização in vitro é um dos tratamentos mais abrangentes para os casos de infertilidade. Seguro e experimentado, ele vem sendo indicado para casais que enfrentam diversos tipos de dificuldades, que vão desde endometriose até alterações na qualidade do sêmen, passando pela falha das alternativas de tratamento mais simples, como a inseminação intrauterina.
O processo — totalmente feito em laboratório — consiste em coletar os espermatozoides e colocá-los juntos ao óvulo, onde a fecundação ocorre naturalmente. Caso haja dificuldade na penetração, os gametas masculinos são então injetados. Feito isso, os embriões resultantes serão cultivados em laboratório por três a cinco dias e então colocados no útero da futura mamãe. As etapas seguintes são exatamente iguais a qualquer gestação.
Qual é a possibilidade de sucesso da fertilização in vitro?
As chances de sucesso variam de acordo com diversos critérios, mas o fato é que o processo é cada vez mais moderno e as probabilidades, cada vez maiores. Em média, podemos pensar em 40% de êxito, percentagem essa que depende e aumenta de acordo com as características de cada casal.
Existe alguma medicação especial?
Para aumentar as chances de sucesso da fertilização in vitro, utilizam-se comumente alguns medicamentos. Eles atuam no início do tratamento e servem para aumentar o número de óvulos disponíveis no ovário durante o ciclo menstrual, facilitando seu recolhimento por parte do médico responsável. Essa etapa é controlada com exames que avaliam a resposta aos fármacos e ajuda a decidir o momento ideal para a coleta.
Os bebês de fertilização in vitro correm mais riscos?
Não. Os bebês de fertilização in vitro têm as mesmas características dos bebês gerados pelo método tradicional. A gestação e suas etapas também não têm nenhuma diferença das gestações naturais de um casal com o mesmo perfil. No entanto, para que as chances de sucesso sejam ainda mais elevadas, é comum que os médicos utilizem alguns hormônios de suporte, apenas nas primeiras oito semanas de gravidez. Após esse período, a gestação ocorre naturalmente.
E então, entendeu melhor quais são as chances de sucesso das fertilizações in vitro? Elas são cada vez maiores e os casais podem considerar essa opção como uma alternativa viável e segura para o sonho de ter um herdeiro. Ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Entre em contato com a gente, ou se preferir, agende uma consulta com um dos nossos médicos especialistas.