No ciclo menstrual, a mulher pode engravidar somente em alguns dias. Chamado de período fértil, este intervalo é formado pelos dias que antecedem a ovulação, e o dia da ovulação em si.
Para mulheres que estão na tentativa de uma gestação, conhecer o período em seu ciclo é muito importante. Por isso, neste artigo, você vai entender como contar seus dias férteis, além de conferir 4 dicas que vão ajudar a saber quando o período está chegando para se preparar para engravidar. Continue a leitura conosco para conferir!
Iniciada na puberdade, a vida fértil da mulher começa com o primeiro ciclo menstrual, entre 12 e 14 anos. A partir desse momento, a mulher passa a ovular uma vez ao mês, quando o organismo libera um óvulo para ser fecundado.
O momento em que o óvulo está disponível para que seja feita a fecundação é denominado como período fértil. Para tentantes, ou seja, mulheres que estão tentando engravidar, conhecer o período fértil é fundamental.
A contagem dos dias férteis é realizada da seguinte forma: em um ciclo menstrual regular, que acontece por cerca de 28 a 30 dias, a ovulação deve ocorrer entre o 14º e 16º dia, contando sempre a partir da data da última menstruação.
Para calcular o período fértil, basta anotar a data da última menstruação e contar 14 dias se o ciclo for de 28 dias, ou 16 dias, caso seja um ciclo menstrual de 30.
Após ser liberado, o óvulo possui seu tempo de sobrevivência que consiste entre 24 a 72 horas dentro do organismo da mulher. Dessa maneira, o tempo caracterizado como período fértil tem que somar o tempo de sobrevivência do espermatozoide ao tempo de sobrevivência do óvulo, ou seja, aproximadamente 8 dias.
Para mulheres com o ciclo menstrual irregular, muitas vezes pode ser difícil fazer a contagem do período somente com os sinais apresentados pelo corpo. Por isso, alguns exames podem contribuir para descobrir se aquele é um dia fértil
Vendidos em farmácias, os kits de ovulação detectam o aumento dos níveis do LH (hormônio luteinizante) que acontece 48 horas antes da liberação do óvulo pelo ovário. Os kits são parecidos com testes de gravidez, e também são realizados com uma amostra de urina, assinalando positivo quando a mulher está dentro do período fértil.
Outro método que pode ajudar a identificar o período fértil é por meio de acompanhamento médico, com o ultrassom seriado. A técnica consiste na sequência de ultrassons transvaginais que se iniciam no período menstrual e são repetidos em intervalos de poucos dias, para que o médico observe as alterações nos ovários e endométrio, identificando o começo da ovulação.
Durante o período fértil, as chances da mulher engravidar aumentam, no entanto, isso não significa que a gravidez poderá acontecer somente dentro deste intervalo. Nessa fase, as chances são maiores um pouco antes da ovulação, ou seja, dois dias antes. A seguir, você vai conhecer 4 dicas fundamentais sobre como reconhecer o período fértil, permitindo o planejamento adequado para tentativas de engravidar.
Você pôde conferir a importância de conhecer o funcionamento do ciclo menstrual para entender quando será o período fértil. Por isso, comece contando seu ciclo a partir do primeiro dia da menstruação. Dessa forma, se seu ciclo for regulado, será fácil contar os dias para o período fértil.
Durante o ciclo menstrual, é natural que as mulheres tenham secreções vaginais. Contudo, durante o período fértil, o muco cervical apresenta um aspecto diferente. Isso porque, as alterações hormonais responsáveis pela ovulação também afetam a consistência do muco cervical, deixando-o volumoso, elástico e pegajoso.
Além disso, essa secreção também se torna mais clara e sem cheiro. Para algumas mulheres, essa alteração no muco cervical torna a vagina mais úmida, molhada e inchada durante o período, por isso, fique atenta a textura do seu próprio muco.
Seja em casais que estão utilizando técnicas de reprodução assistida ou não, a ansiedade pode prejudicar a dinâmica da relação sexual entre os casais e implica na diminuição do número de relação e menor chance de gravidez. Assim, controlar a ansiedade é fundamental.
Com o aumento da produção de hormônios, é natural que a libido da mulher aumente durante o período fértil. Além disso, mudanças no apetite, hábitos intestinais e alterações de humor podem ser indicadores de ovulação. Para perceber estes sinais, preste atenção e comece a escutar seu corpo, sem ignorar as diferentes reações.
Após entender melhor o período fértil e conhecer 4 dicas que podem ajudar a identificá-lo, facilitando uma gravidez, principalmente para mulheres que estão tentando por métodos de reprodução assistida.
Gostou deste conteúdo? Então, conheça as reais chances de engravidar em cada idade!