O climatério é o momento que marca a fase de transição do período fértil para o não-fértil, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários.
Esse processo ocorre entre os 45 a 50 anos da mulher.
Qual a diferença entre climatério e menopausa?
Na menopausa há ausência total do período menstrual durante um ano inteiro.
Antes de a menstruação cessar de vez, ela fica irregular, podendo não acontecer durante um ou mais meses, mas, eventualmente, acontece.
Nessa fase, os hormônios começam a sofrer grandes alterações, o que acaba ocasionando aquelas famosas ondas de calor e uma alteração da libido.
Climatério
É justamente a fase que antecede a menopausa que chamamos de climatério.
Como durante o climatério ainda existe o ciclo menstrual, mesmo que irregular, significa que ainda existe ovulação, por isso uma gravidez durante o climatério é totalmente possível, mesmo que seja bastante raro.
Climatério e Fertilidade
Ao longo da vida, a fertilidade da mulher cai progressivamente. As chances de uma mulher com 25 anos de engravidar naturalmente são muito diferentes de uma mulher após os 35 anos.
Dessa forma, considerando que o climatério é um período que ainda existe ovulação, mas de forma irregular, podemos dizer que no climatério as chances de uma gravidez natural são menores.
Isso não quer dizer que a gravidez natural não possa ocorrer. É importante consultar um médico para realização de exames para compreender a situação.
Soluções que podem ser adotadas
Lembramos sempre da necessidade da consulta médica para uma avaliação mais minuciosa sobre o caso.
Quer saber mais?
Gostou do nosso conteúdo? Confira nosso blog e saiba mais sobre tratamentos de fertilidade.