Quando saber a hora de congelar os óvulos?
Essa semana, no TikTok, a #eggfreezing teve milhões de visualizações e vem sendo utilizada por mulheres do mundo inteiro que compartilham suas experiências com o congelamento de óvulos. Uma característica comum à maioria delas é a idade: possuem menos de 30 anos.
Lá, elas contam o motivo de terem tomado essa decisão, como foi o dia a dia de tratamento, quais medicamentos tiveram que tomar, além de dicas para mulheres que pensam em congelar seus óvulos.
Muitas mulheres se veem pressionadas a engravidar porque desconhecem essa possibilidade de tratamento que permite que apenas elas tomem a decisão sobre qual o melhor momento de engravidar.
O receio de ficar grávida mais velha e de ter complicações – que podem ocorrer em mulheres acima dos 40 anos, por exemplo – as leva a uma dúvida: ter filho mais jovem, sem se sentir preparada para isso, ou deixar para mais tarde e correr um risco maior de ter dificuldade para engravidar?
É para elas que o congelamento de óvulos se torna o tratamento ideal para preservação da fertilidade.
O que é o congelamento de óvulos?
O congelamento de óvulos é um tratamento de reprodução assistida que visa preservar a fertilidade de mulheres que desejam engravidar mais tardiamente, e que querem manter as chances de uma gravidez que uma mulher mais jovem tem.
O tratamento é indicado tanto para a mulher que quer primeiro investir em sua carreira ou formação antes de adentrar no mundo da maternidade, quanto para aquelas que precisam se submeter a tratamentos oncológicos, à retirada de útero e ovários, que tenham sido diagnosticadas ou tenham histórico familiar de menopausa precoce, ou, ainda, que serão submetidas a um tratamento de doenças autoimunes.
Quando congelar os óvulos?
A partir de 21 anos já é possível realizar o congelamento de óvulos. Embora não exista uma idade limite pré-estabelecida, o ideal é que os óvulos sejam congelados antes dos 35 anos de idade, para que possa ser mantida sua qualidade.
Na verdade, quanto mais cedo os óvulos forem congelados, melhor, pois as chances de sucesso em uma gestação, no futuro, serão maiores, mesmo a mulher sendo mais velha.
Quando a mulher decide, no seu tempo, que chegou a hora de formar uma família, seja de maneira independente ou com um parceiro, eles são descongelados e tem início o tratamento de fertilização in vitro (FIV).
A técnica de congelamento de óvulos não garante a obtenção de uma gestação futura – as chances de gravidez. São em torno de 50% quando a mulher tem até 35 anos. Se uma mulher congelar os óvulos aos 35 anos, mesmo que ela venha a descongelá-los para engravidar aos 40 anos, a chance de gravidez permanece a mesma que a de uma mulher de 35, ou seja, em torno de 50% por tentativa de tratamento, e não de 30%, porcentagem que se refere às chances de gravidez de uma mulher de 40 anos que realiza a fertilização in vitro.
A sua importância está em manter a viabilidade dos óvulos na época em que foram criopreservados, com as suas respectivas condições de saúde dos óvulos daquele momento, para que a mulher aumente suas possibilidades de engravidar.
A obtenção e a segurança da gestação dependerá, além da condição dos óvulos, da saúde do aparelho reprodutivo feminino e também da idade da mulher ao engravidar, por isso, recomenda-se também a idade limite de 50 anos para a realização do tratamento de fertilização in vitro.
Saiba os custos envolvidos no congelamento de óvulos
Congelamento de óvulos para universitárias
Para auxiliar a mulher na tomada dessa decisão tão importante sobre o futuro da sua fertilidade, a Huntington Pró-Criar criou a campanha Congelamento de Óvulos para Universitárias, um programa que oferece descontos e condições especiais para universitárias que estão no momento de planejamento familiar.
Entre em contato com um de nossos especialistas em reprodução assistida para obter mais informações.
Quer saber mais?
Veja este guia com tudo que você precisa saber sobre congelamento de óvulos.
Ficou alguma dúvida sobre congelamento de óvulos? Entre em contato com a gente, ou se preferir, agende uma consulta com um dos nossos médicos especialistas em fertilidade e infertilidade.
O Grupo Huntington atua há quase três décadas transformando sonhos em vida e buscando oferecer tecnologias eficazes na reprodução assistida, sempre com o olhar humanizado.
Temos unidades em Belo Horizonte, São Paulo, Campinas e Brasília. A gente sonha e acredita junto com você.