Desvende os 5 maiores mitos sobre período fértil

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:


Notice: Undefined index: color in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor/core/editor/data/globals/endpoints/colors.php on line 37

    Compartilhe este post

    Seja para engravidar ou para prevenir uma concepção, muitas mulheres se preocupam sobre o período fértil. O assunto é tão comum e desperta tanta curiosidade que criou uma série de mitos — e muitos deles são tratados como verdades absolutas até hoje. Para entender melhor sobre o assunto e saber o que é verdade sobre esse tema, confira este artigo!

     

    Tenho 100% de chance de engravidar em um período do mês

    É muito comum ver mulheres (e homens) que acreditam existir um dia D, em que as chances de engravidar são de 100%. Na realidade, pesquisas têm revelado que esse é um grande mito. Um casal saudável, por exemplo, que não faz uso dos métodos de contracepção, tem de 20 a 25% de chances de engravidar, em um ciclo menstrual.

     

    É melhor engravidar no 14º dia do meu ciclo

    Esse mito faz um pouco de sentido, mas não é uma verdade absoluta. Seus dias mais férteis dentro do ciclo são o da ovulação e o dia anterior, o que normalmente acontece entre o dia 11 e 16 ao ciclo menstrual, sendo que o primeiro dia do ciclo é o 1º de sangramento menstrual.

     

    Entretanto, o ciclo pode variar muito de mulher para mulher, tendo algumas com ciclo de 35 dias, 28, enquanto outras têm ciclo de 20 dias. Uma diferença e tanta, não é? Nesse caso de ciclo curto, você provavelmente vai ovular antes do 14º dia.

     

    Quem toma anticoncepcional por muito tempo demora a engravidar

    Esse é outro mito muito difundido entre as mulheres, mas não é uma regra. Existem algumas mulheres que tomam anticoncepcional por 10 anos e, quando param, engravidam no mês seguinte.

     

    Ainda assim, demorar de 6 meses a 1 ano para conseguir engravidar é um período muito comum. Como as mulheres se preveniram durante muito tempo, não sabem como é tentar engravidar antes de interromper o uso da pílula. Entretanto, a fertilidade volta ao que era antes no mês seguinte que a mulher interrompeu o uso do anticoncepcional oral.

     

    Quem opta por um tratamento para engravidar terá gêmeos

    É mais comum que as pessoas que fizeram tratamento para engravidar tenham gêmeos (ou até trigêmeos), mas isso não acontece sempre. As chances são mesmo maiores, pois a mulher produz mais óvulos com o estímulo do ovário.

     

    Além disso, no caso da fertilização in vitro, mais de um embrião pode ser colocado no útero da mulher, medida que também aumenta as chances consideravelmente, mas, como falamos, isso não é uma regra.

     

    É possível engravidar durante a menstruação

    Segundo diversos especialistas, essa não é uma possibilidade. A menstruação é justamente o descamar do endométrio, uma das paredes do útero. Com isso, o embrião pode até chegar a ser formado, mas ele não teria como se desenvolver no organismo da mulher.

     

    Depois de ler todos esses mitos, é possível perceber que você provavelmente já acreditou em algum deles, certo? Justamente por isso, conhecer as verdades sobre o período fértil ainda é a melhor maneira de entender, facilitar uma gravidez ou até se proteger de uma!

     

    Ficou alguma dúvida? Se sim, entre em contato com a gente, ou se preferir, agende uma consulta com um dos nossos médicos especialistas.

    Baixe agora nosso e-book com o tema Trintou Congelou

    Para ler

    Em seguida