O congelamento de óvulos, ou criopreservação dos óvulos, é um tratamento indicado em algumas situações. Na grande maioria dos casos, tem sido uma opção para mulheres que desejam adiar a gravidez por motivos profissionais. Mas há outras razões que podem levar a essa escolha. Entenda como funciona o congelamento de óvulos e próximos passos:
Preservação da fertilidade: alguns tratamentos oncológicos, como a radioterapia ou a quimioterapia, podem afetar a fertilidade. Nesses casos, o tratamento de congelamento de óvulos deve ser feito antes que seja iniciada a terapia oncológica.
Tratamento de fertilização in vitro (FIV): os óvulos coletados na FIV podem ser congelados para caso a tentativa de gravidez não tenha obtido sucesso da primeira vez ou então para uma nova gestação.
Baixa reserva ovariana: mulheres que têm histórico familiar de menopausa precoce, que precisam passar por um procedimento para remover os ovários ou por tratamentos de doenças autoimunes são orientadas a fazer o tratamento de congelamento de óvulos para que não ocorra comprometimento da reserva ovariana. Congelamento de óvulos e próximos passos
O número de óvulos congelados e a idade em que eles foram coletados são os principais determinantes das chances futuras de gravidez.
Sentirei algo após o congelamento?
A estimulação ovariana é realizada com medicações injetáveis para promover o crescimento de vários folículos ovarianos em um mesmo ciclo. Ela dura aproximadamente 12-14 dias, período no qual são realizados ultrassons e dosagens hormonais para acompanhar esse crescimento.
A coleta dos óvulos para o processo de congelamento é feita com anestesia e sedação, evitando-se assim dores e desconfortos. O procedimento é realizado por meio de uma punção feita com uma agulha fina introduzida pelo canal vaginal, o que pode causar cólica, inchaço e pressão nos ovários, sintomas esses que podem permanecer por alguns dias.
Também pode ocorrer um leve sangramento, que desaparece em algumas horas. O ideal é que a mulher faça repouso até a recuperação da anestesia e da sedação. São raros outros efeitos que surjam após o congelamento e, no dia seguinte, ela já pode retomar suas atividades.
Quais as chances de sucesso de uma gravidez com óvulos congelados?
O congelamento de óvulos aumenta a probabilidade de uma gestação futura, mas não é uma garantia de que ela ocorra. Vários são os fatores envolvidos no sucesso do tratamento, entre eles:
- A idade que a paciente tinha quando os óvulos foram congelados, já que, quanto mais nova, maior a quantidade e melhor a qualidade dos óvulos. Se a mulher congela os óvulos aos 30 anos e os descongela aos 40 para tentar engravidar, a chance de desenvolver uma gestação permanece a mesma que ela tinha aos 30 anos. Os riscos de abortamento e sindromes coromossômicas também são relativos a idade do óvulo criopreservado.
- A quantidade de óvulos que sobreviverão ao descongelamento (a taxa costuma ser de 85% a 95%);
Posso descongelar os óvulos quando quiser?
Quando a mulher desejar engravidar, ela será submetida a uma série de exames que atestem sua saúde para gerar o bebê. Se tudo estiver bem, os óvulos são descongelados e preparados para serem fecundados, em laboratório, pelo espermatozoide do parceiro ou do doador. O único tratamento possível com óvulos congelados é a fertilização in vitro (FIV).
Em um prazo de 24 horas já é possível observar se a fecundação aconteceu, e também quantos embriões foram produzidos.
Formados os embriões, estes ficarão alguns dias em uma incubadora (cerca de dois a sete dias) até que atinjam o estágio ideal (blastocisto) para que sejam transferidos ao útero. Aproximadamente 9 dias após a transferência será realizado o teste de gravidez.
Vale ressaltar que, embora os óvulos possam permanecer congelados por tempo indeterminado, o Conselho Federal de Medicina aconselha que mulheres que desejam engravidar utilizem seus óvulos congelados até os 50 anos. Após essa idade, os riscos de complicações durante a gestação aumentam, levando a gravidez a ser considerada de alto risco.
Os óvulos estarão sempre protegidos?
Após serem coletados e preparados, os óvulos são congelados e armazenados em recipientes próprios, que contêm nitrogênio líquido a -196°C. Eles permanecem guardados o tempo que a mulher desejar. A taxa de sobrevivência dos óvulos a esse processo é de cerca de 95%.
Existe “validade” para esses óvulos?
Não há um limite de tempo para o armazenamento dos óvulos congelados. Existem casos nos quais a mulher engravida com óvulos congelados por mais de uma década.
Posso doar os óvulos congelados?
Pode. O destino dos óvulos congelados é uma decisão que depende da doadora. Caso ela não deseje utilizá-los, pode assinar um termo que permite que seu material seja encaminhado para laboratórios com finalidade científica ou, dependendo da clínica, fazer uma doação, respeitando o sigilo em torno da identidade da doadora e da receptora.
A doação é um ato de solidariedade para com os casais ou outras mulheres que não possuem mais óvulos em condição de serem fecundados. A ovodoação não possui caráter comercial ou lucrativo.
Como saber se a clínica que escolhi é a ideal para o congelamento?
A clínica ideal é aquela que oferece todo o suporte e as informações necessárias sobre o congelamento de óvulos e que conta com uma equipe preparada para ajudar seja qual for sua opção de tratamento.
Ter profissionais de diversas especialidades, experientes nas técnicas de reprodução assistida, faz toda a diferença para o sucesso do tratamento e deixa mais perto o sonho da maternidade. Sempre que você tiver alguma dúvida, fale com o corpo clínico da Huntington Pró-Criar. Nós estamos aqui para ajudá-la em toda a sua jornada de tratamento.
Ficou alguma dúvida?
Você ainda tem alguma dúvida sobre congelamento de óvulos? Entre em contato com a gente através dos nossos canais de comunicação ou se preferir, agende sua consulta com um dos nossos médicos especialistas.
O Grupo Huntington atua há quase três décadas transformando sonhos em vida e buscando oferecer tecnologias eficazes na reprodução assistida, sempre com o olhar humanizado.
Temos unidades em Belo Horizonte, São Paulo, Campinas e Brasília. A gente sonha e acredita junto com você.