Uma pergunta comum entre os pacientes que buscam realizar a FIV é sobre as atividades físicas durante o tratamento.
As atividades físicas são comprovadamente uma medida eficaz para reduzir o estresse ao mesmo tempo que auxiliam na manutenção de uma vida saudável.
No texto de hoje falaremos um pouco mais sobre a relação entre atividade física e a Fertilização in Vitro. Vamos lá!
Atividade física antes do tratamento
Se você ainda não começou o tratamento de reprodução humana, mas está tentando engravidar, saiba que praticar atividade física pode te ajudar a aumentar suas chances,
A atividade física irá atuar no combate ao estresse, que, se muito elevado, pode atrapalhar sua qualidade de vida. Porém, se você já iniciou o tratamento, é importante realizar algumas considerações sobre o tema.
Posso praticar atividade física durante o tratamento da FIV?
Durante a estimulação ovariana, é recomendável ter uma rotina mais tranquila, pois os ovários aumentam de tamanho por efeito das medicação chamado gonadotrofinas; hormônio utilizado para a estimulação ovariana.
A partir do aumento de tamanho dos ovários, a paciente pode sentir algum tipo de incômodo durante exercícios sendo importante checar com seu médico quais modalidades estão liberados para você.
E após a transferência embrionária?
Depois de realizar a transferência embrionária, o momento é de repouso e cabe esperar que os embriões, que agora estão no útero materno se fixe estabelecendo as conexões que confirmarão o sucesso do tratamento com o positivo da gravidez. Neste momento, não é recomendável a realização de exercícios pesados.
Após confirmação da gravidez, as atividades físicas suaves estão liberadas.
Atividade física durante a gestação
O pilates e yoga adaptado a gestantes, podem trazer grandes benefícios principalmente para preparar-se para o parto e diminuir dores nas costas independente da gravidez ser obtida por reprodução assistida ou de maneira espontânea.
Outra atividade física recomendada é a hidroginástica, que não gera nenhum tipo de tensão que pode ser prejudicial a gestante.
Não deixe de consultar o médico
Ressaltamos também a importância de conversar com seu médico antes de iniciar qualquer atividade física. A orientação médica deve ser levada como um guia em todas as etapas do tratamento de fertilidade.