Início > Oncofertilidade > Oncofertilidade para mulheres

Canal Pró-Criar


Busca por tópico

Carregando...

Oncofertilidade para mulheres

Disponível em

Belo Horizonte

(31) 3292.5299

Juiz de Fora

(32) 3216.5092

Pouso Alegre

(35) 3422.9302

Entre em Contato

Fale Conosco
Agende Consulta
Muitas mulheres em idade fértil com diagnóstico de câncer se preocupam em preservar a sua fertilidade e querem informações sobre as opções existentes. Entretanto, muitas podem não se sentir confortáveis para discutir este assunto ou podem não ter as informações adequadas. Podem também estar muito focadas no diagnóstico e tratamento do câncer e não conseguirem pensar sobre a fertilidade neste momento.

Entretanto poderão se arrepender no futuro por não ter considerado as questões sobre fertilidade antes de começar o tratamento de câncer. Entender que existem opções disponíveis para preservar a fertilidade e indicar especialistas pode melhorar o estado emocional e a qualidade de vida das pacientes.

A American Society of Clinical Oncology e a American Society for Reproductive Medicine recomendam que pacientes com câncer de bom prognóstico e risco de perda ovariana sejam encaminhadas para especialistas em preservação da fertilidade antes de iniciarem o tratamento do câncer.

Opções para Preservação da Fertilidade:

Criopreservação de óvulos
Consiste na estimulação do ovário com medicamentos e aspiração de óvulos sob anestesia. Estes óvulos serão criopreservados a – 196º C, para futuro tratamento por fertilização in vitro, quando a paciente for liberada pelo oncologista. Exige um prazo de 15 a 20 dias antes da quimioterapia.

Supressão medicamentosa da função ovariana
São utilizados medicamentos da classe agonistas do GnRH, sob a forma de injeções mensais ou trimestrais, que produzem a supressão da função ovariana, com o objetivo de preservar os folículos e óvulos durante a quimioterapia. Os resultados publicados nos diversos estudos ainda são inconclusivos.

Criopreservação de tecido ovariano 
São coletados fragmentos de tecido ovariano através de uma videolaparocopia ou da cirurgia para tratamento do câncer. Estes fragmentos devem ser retirados antes do tratamento e serão são criopreservados para futuro retransplante ou para maturação de folículos em laboratório. Este procedimento é ainda considerado experimental, podendo ser realizado na Pró-Criar em protocolos de pesquisa. Já existem no mundo 24 nascimentos após o retransplante do tecido ovariano para a paciente e ainda nenhum após a maturação de folículos em laboratório. Muitas mulheres no mundo todo têm tecido ovariano criopreservado aguardando o momento adequado para o transplante.

Cirurgia para elevação dos ovários 
Visa retirar os ovários da direção dos raios da radioterapia quando esta estiver prevista para a pelve da paciente. Envolve uma cirurgia pélvica e deve ser realizada antes da radioterapia.

Para mais informações sobre como proceder em caso de preservação da fertilidade em pacientes oncológicos, clique aqui



Curta a nossa página

Acompanhe as novidades na página do Facebook

Veja nosso vídeo Institucional

Conheça a PRÓ-CRIAR

Belo Horizonte
(31) 3292-5299 / (31) 2533-3800
Juiz de Fora
(32) 3216-5092
Pouso Alegre
(35) 3422-9302
Desenvolvido por ACESSOWEB DESIGN