Início > Tratamentos > Inseminação Artificial Homóloga

Inseminação Artificial Homóloga

Indicação

Disponível em

Belo Horizonte

(31) 3292.5299

Juiz de Fora

(32) 3216.5092

Pouso Alegre

(35) 3422.9302

Entre em Contato

Fale Conosco
Agende Consulta
Descrição Chances Etapas Mitos e Verdades Dúvidas Frequentes Emocional Depoimentos
Inseminação artificialA inseminação intrauterina consiste no beneficiamento do sêmen e colocação dos espermatozóides dentro do útero.

A mulher é submetida a uma estimulação ovariana, com o uso de hormônios. É realizada uma monitorização ultrassonográfica e, no momento ideal, há a coleta do sêmen. O parceiro colhe o material através de masturbação na clínica. O sêmen então é preparado, são selecionados os melhores espermatozóides e  colocados dentro do útero através de um cateter.

Na inseminação intrauterina, o encontro do óvulo e do espermatozóide, ou seja, a fertilização, ocorre in vivo, dentro das trompas.
 
Inseminação Artificial


Os índices de sucesso desse método por tentativa:
Variam entre 10 a 18% por ciclo. O casal deve estar orientado a tentar pelo menos (mas não mais) 3 tentativas para se alcançar uma taxa cumulativa em torno de 30%.
Chance de gravidez



  1. Indução da ovulação: a mulher faz uso de hormônios para estimular a ovulação.
  2. Rastreamento da ovulação: são realizadas ultrassonografias transvaginais seriadas, a cada 2 a 3 dias, para verificar o crescimento dos folículos. Quando o folículo atinge o tamanho ideal é administrada nova medicação para induzir a ruptura folicular, a ovulação.
  3. Inseminação intrauterina: o sêmen é coletado, preparado, selecionando-se os melhores espermatozóides. Estes então, são colocados dentro do útero, através de um cateter.


A estimulação ovariana para a inseminação intrauterina aumenta a chance de gravidez gemelar.
Sim, mas na maioria das vezes, a gravidez é única. A taxa de gestação múltipla com a inseminação é em torno de 15%


A inseminação intrauterina dói?
Não. A inseminação é um procedimento tranquilo, rápido e indolor. É realizado um exame ginecológico, e a introdução do cateter contendo os espermatozóides dentro do útero, de uma maneira geral é um procedimento bem tranquilo e indolor.
 
É necessária a anestesia?
Não. A inseminação é feita sem a necessidade de anestesia por se tratar de um procedimento indolor


Para a maioria das pessoas, ter filhos e formar uma família são metas em determinado momento de suas vidas. O procriar parece ser algo muito natural, bastando apenas suspender o método contraceptivo em uso. Alguns casais, ao iniciarem as tentativas para engravidar, se deparam com o resultado negativo que se repete mês após mês, e isto, muitas vezes, gera no casal sentimentos de frustração, angústia e ansiedade. Após um período de tentativas, que gira em torno de 12 a 18 meses, o casal se sente incapaz de conseguir uma gravidez espontânea e, geralmente, procura ajuda.

Ao iniciarem um tratamento de inseminação artificial, diversas questões podem estar latentes, mescladas de frustração, angustia e do desejo de resolver a questão. Ganha força a esperança diante da indicação do tratamento, porém os pacientes podem experimentar oscilações emocionais nos diferentes estágios do tratamento: otimismo, apreensão ou medo antes de iniciar o tratamento; estresse, expectativa e ansiedade no percurso e frustração ou alegria após o resultado.


Curta a nossa página

Acompanhe as novidades na página do Facebook

Veja nosso vídeo Institucional

Conheça a PRÓ-CRIAR

Belo Horizonte
(31) 3292-5299 / (31) 2533-3800
Juiz de Fora
(32) 3216-5092
Pouso Alegre
(35) 3422-9302
Desenvolvido por ACESSOWEB DESIGN