Início > Tratamentos > Inseminação Artificial Heteróloga

Inseminação Artificial Heteróloga

Indicação

Disponível em

Belo Horizonte

(31) 3292.5299

Pouso Alegre

(31) 3292.5299

Entre em Contato

Fale Conosco
Agende Consulta
Descrição Chances Etapas Mitos e Verdades Dúvidas Frequentes Emocional Depoimentos
Inseminação artificialTrata-se da realização da inseminação intrauterina com a utilização de sêmen de doador.
Está indicada para os casos de infertilidade por problema importante na produção dos espermatozóides, como a ausência completa de gametas (azoospermia). O sêmen é adquirido em um banco de sêmen, sendo o doador anônimo.

É essencial que as trompas da mulher estejam normais.


Os índices de sucesso desse método por tentativa:
Variam entre 10 a 18% por ciclo. O casal deve estar orientado a tentar pelo menos (mas não mais) 3 tentativas para se alcançar uma taxa cumulativa em torno de 30%.

Chances de gravidez


  1. Indução da ovulação: a mulher faz uso de hormônios para estimular a ovulação.
  2. Rastreamento da ovulação: é realizado ultrassonografias transvaginais seriadas, a cada 2 a 3 dias, para verificar o crescimento dos folículos. Quando o folículo atinge o tamanho ideal é administrada nova medicação para induzir a ruptura folicular, a ovulação.
  3. Inseminação intrauterina: o sêmen do doador é preparado, selecionando os melhores espermatozoides. Esses então são colocados dentro do útero.

A estimulação ovariana para a inseminação intrauterina aumenta a chance de gravidez gemelar.
Sim, mas na maioria das vezes, a gravidez é única. A taxa de gestação múltipla com a inseminação é em torno de 15%


Como é feita a seleção do doador do sêmen?
Existem bancos de sêmen especializados nesse serviço. Os bancos de sêmen são terceirizados, não pertencendo à Pró-Criar. São bancos idôneos e bastante respeitados. Os doadores são pacientes saudáveis e com sêmen normal.

Para a escolha do doador são respeitadas as características físicas do paciente (cor de olhos, cor de pele, grupo sanguíneo, etc).
 
A inseminação intrauterina dói?
Não. A inseminação é um procedimento tranquilo, rápido e indolor. É realizado um exame ginecológico, e a introdução do cateter contendo os espermatozóides dentro do útero, de uma maneira geral é um procedimento bem tranquilo e indolor.
 
É necessária a anestesia?
Não. A inseminação é feita sem a necessidade de anestesia por se tratar de um procedimento indolor



Nos tratamentos de inseminação artificial em que há indicação de sêmen doado nosso protocolo inclui um encontro com a psicologia antes do início do tratamento, para uma conversa junto aos pacientes sobre as particularidades psicossociais do tratamento proposto e uma avaliação dos mesmos se desejam realizá-lo. Nos casos em que os pacientes não se julguem aptos para iniciar tratamento, oferecemos um espaço para levantarem as dúvidas e questionamentos, além da orientação para buscarem informações e esclarecimentos sobre o tratamento indicado.

A doação de gametas, se bem elaborada como alternativa pelos casais que a buscam, tem se constituído como um novo meio de formação familiar, sustentada pela premissa de que a filiação é um constructo simbólico que não necessita do biológico e do genético para se constituir.
O papel do psicólogo neste contexto é abrir espaço para a expressão dos sentimentos frente ao diagnóstico e a elaboração do luto pela carga genética perdida, possibilitando a reflexão sobre as alternativas de formação familiar que possam ir de encontro aos desejos e limites de cada casal.

Acreditamos ser fundamental que cada paciente reflita e compartilhe com o companheiro os sentimentos e dúvidas relacionados ao tratamento para se chegar a um acordo e uma cumplicidade na tomada de decisão: não ter filhos; adoção ou tratamento de concepção assistida indicado.


Curta a nossa página

Acompanhe as novidades na página do Facebook

Veja nosso vídeo Institucional

Conheça a PRÓ-CRIAR

Belo Horizonte
(31) 3292-5299 / (31) 2533-3800
Pouso Alegre
(35) 3422-9302
Desenvolvido por ACESSOWEB DESIGN