Início > Femininos > Injúria endometrial

Canal Pró-Criar


Busca por tópico

Carregando...

Injúria endometrial

Disponível em

Belo Horizonte

(31) 3292.5299

Juiz de Fora

(32) 3216.5092

Pouso Alegre

(35) 3422.9302

Entre em Contato

Fale Conosco
Agende Consulta
Em Medicina, o termo injúria significa traumatismo causado por fator externo. Em Reprodução Assistida, a injúria endometrial tem sido proposta desde 2003 com o objetivo de melhorar as taxas de gravidez em pacientes em que não ocorre a implantação embrionária (apesar da transferência de bons embriões, morfologicamente).
 
A implantação endometrial é um processo complexo, em que o embrião se adere ao endométrio e posteriormente o invade para promover seu desenvolvimento. O mecanismo exato da injúria endometrial, promovendo a implantação embrionária, permanece obscuro mas postula-se que a reação inflamatória ocasionada pelo traumatismo leva a aumento de mediadores como citocinas e fatores de crescimento entre outros, substâncias que parecem facilitar a implantação.
 
Vários métodos foram propostos para a falha de implantação, mas apenas a injúria endometrial permanece promissora. O procedimento em si, é simples, realizado em consultório, sem a necessidade de qualquer tipo de anestesia. Durante a realização da injúria, a paciente sente apenas uma cólica leve, habitualmente bem tolerada.
 
A injúria não é um procedimento indicado para todos os casos de reprodução assistida. Habitualmente empregamos nos casos de falha de implantação embrionária, que é considerado ausência de gravidez após  três  transferências de embriões considerados de boa qualidade (pela avaliação morfológica).
 
  
 



Curta a nossa página

Acompanhe as novidades na página do Facebook

Veja nosso vídeo Institucional

Conheça a PRÓ-CRIAR

Belo Horizonte
(31) 3292-5299 / (31) 2533-3800
Juiz de Fora
(32) 3216-5092
Pouso Alegre
(35) 3422-9302
Desenvolvido por ACESSOWEB DESIGN