Início > Criopreservação > Criopreservação de tecido ovariano

Canal Pró-Criar


Busca por tópico

Carregando...

Criopreservação de tecido ovariano

Disponível em

Belo Horizonte

(31) 3292.5299

Pouso Alegre

(35) 3422.9302

Entre em Contato

Fale Conosco
Agende Consulta
A criopreservação de tecido ovariano é uma técnica experimental, mas que pode ser uma alternativa para a preservação de gametas em mulheres com câncer, especialmente nas que ainda não atingiram a puberdade ou não podem utilizar a criopreservação de óvulos. Após o tratamento do câncer e a liberação do oncologista, o tecido ovariano é descongelado e colocado de volta no organismo da paciente.

Embora já existam cerca de 30 crianças nascidas, a técnica é considerada experimental porque muitas etapas ainda não estão padronizadas e podem evoluir. Também não é possível informar, no momento, a chance real de gestação por paciente, devido ao número ainda pequeno de casos. Um grande número de mulheres tiveram amostras de tecido ovariano congeladas antes da quimioterapia e estão aguardando o momento adequado para o retransplante.

Existem também pesquisas que visam isolar e amadurecer os folí­culos existentes no tecido ovariano para futura realização de fertilização in vitro com oócitos obtidos deste material. Embora muito promissora pelo número de óvulos presentes numa pequena amostra, ainda não há relato de nascimento em humanos com esta técnica.

Como funciona?

A criopreservação de tecido ovariano consiste na retirada de fragmentos de tecido ovariano antes da quimioterapia, através de uma videolaparoscopia ou da própria cirurgia utilizada para o tratamento do câncer. Estes fragmentos são encaminhados para o laboratório onde serão criopreservados.

Quando a paciente for liberada pelo oncologista para engravida,r este fragmento é descongelado e retransplantado para o organismo da paciente, de preferência na localização original dos ovários.

A Pró-Criar utilizada essa técnica como protocolo de pesquisa em associação com o Instituto de Pós Graduação da Faculdade de Ciências Médicas e apoio científico do Oncofertility Consortium, da Norhtwersten University, de Chicago (EUA).



Curta a nossa página

Acompanhe as novidades na página do Facebook

Veja nosso vídeo Institucional

Conheça a PRÓ-CRIAR

Belo Horizonte
(31) 3292-5299 / (31) 2533-3800
Juiz de Fora
(32) 3216-5092
Pouso Alegre
(35) 3422-9302
Desenvolvido por ACESSOWEB DESIGN